sexta-feira, 22 de abril de 2016

Livro "História da Filosofia - Filosofia pagã antiga" - Volume I


"A história da filosofia é a história dos problemas filosóficos, das teorias filosóficas e das argumentações filosóficas. É a história das disputas entre filósofos e dos erros dos filósofos. É sempre a história de novas tentativas de versar sobre questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre o melhor a nós mesmos e de encontrar orientações para nossa vida e motivações menos frágeis para nossas escolhas. A história da filosofia ocidental é a história das ideias que informaram, ou seja, que deram forma à história do Ocidente. É um patrimônio para não ser dissipado, uma riqueza que não se deve perder. E exatamente para tal fim os problemas, as teorias, as argumentações e as disputas filosóficas são analiticamente explicados, expostos com a maior clareza possível". (Apresentação da Editora)

Exposição: “Pólis: Viver na Cidade Grega”


http://www5.usp.br/105825/exposicao-no-mae-apresenta-o-cotidiano-na-grecia-antiga/

A Trilogia Tebana


"Aurora do teatro moderno, a tragédia grega, profundamente ligada a cultos e tradições, é também um reflexo da vida pública do período clássico. Numa época em que o conservadorismo religioso se misturava a idéias inovadoras, o teatro só podia refletir tais ambigüidades e tensões. Verdadeira antologia das principais obras que nos ficaram de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, os volumes de A Tragédia Grega são traduzidos diretamente do original pelo eminente helenista Mário da Gama Kury. "A trilogia tebana" traz ao público três peças do autor grego que compôs mais de 100 dramas, dos quais apenas sete tragédias completas chegaram até o nosso tempo. Depois de quase dois milênios e meio, "A trilogia tebana" é considerada uma das mais belas e importantes obras da cultura universal. Todo o teatro que se fez até hoje no Ocidente tem suas raízes mais profundas na obra de Sófocles, que inovou a tragédia grega ao deslocar o motivo das ações para a vontade humana e não mais para as maquinações divinas". (Apresentação da editora)

http://www.colegiopodium.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/sofocles-trilogia-tebana.pdf

“O Nascimento da Filosofia na Cidade Grega Antiga”


Curso: “O Nascimento da Filosofia na Cidade Grega Antiga”

Professor: Francisco José Nunes
(Mestre em Ciências Sociais – PUC-SP;
Graduado em Filosofia – UNIFAI-SP;
Professor de Filosofia na Faculdade Cásper Líbero)

Datas: 09, 16, 23 e 30 de maio (segunda-feira)

Horário: das 14h às 16h

Locais:

1.     Livraria PAULUS – Vila Mariana (dias 09, 16 e 23)
Rua Pinto Ferraz, 207 – Fone: 5571-6458 (Inscrições)

2.     Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/USP (dia 30)
Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária


Investimento: R$50,00.


Apresentação

         O curso pretende proporcionar uma introdução geral à Filosofia e ao mesmo tempo criar um ambiente de reflexão sobre o nascimento da Filosofia na Grécia. Será feita uma abordagem em diversas perspectivas: histórica, econômica, religiosa, cultural e artística.

         A abordagem da formação da Pólis, a Cidade Grega Antiga será feita através de duas peças de teatro: a tragédia de Sófocles “Antígona”; e, a comédia de Aristófanes “Lisistrata – A Greve do Sexo”. Uma análise da relação entre a representação do oikos (a casa) e a pólis (a cidade) irá possibilitar uma reflexão sobre o nascimento da Cidadania, da Política, os conflitos na construção do papel social de homens e mulheres, a importância do teatro na cidade grega.

         As referências bibliográficas para o curso são: “História da Filosofia: Filosofia Pagã antiga”, Volume I, de Giovanni Reale e Dario Antiseri, Editora PAULUS; “Estudos sobre a Cidade Antiga”, de Maria Beatriz Borba Florenzano e Elaine Farias Hirata (Orgs.), Editora EDUSP; “Introdução à História da Filosofia – dos Pré-Socráticos a Aristóteles” – Volume I, de Marilena Chaui, Editora Companhia das Letras; “Antígona”, de Sófocles, tradução de Millôr Fernandes, Editora Paz e Terra; “Lisístrata – A Greve do Sexo”, de Aristófanes, tradução de Millôr Fernandes, Editora L&PM.

Metodologia:

Análise de textos selecionados, análises de obras de arte, debates, visita ao museu.

Público-alvo:


Pessoas interessadas em Filosofia, Artes e Teatro; estudantes do Ensino Médio e Superior; ativistas sociais; e, interessados em geral.