quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Relato sobre um curso de férias na quarentena


Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro)


Curso sobre: “Filosofia, Literatura e Envelhecimento”


Datas: 08, 15, 22 e 29 de julho de 2020 (quartas-feiras)

Horário: 19h30

Duração de cada aula: 01h30


Pela internet - Plataforma Google Meet

Gratuito

20 vagas

Inscrições: proffrancisconunes@gmail.com


Público alvo: Profissionais que trabalham e/ou estudam com o tema Envelhecimento e demais profissionais interessados/as.


Faixa etária: intergeracional


Professor: Francisco José Nunes

Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), Graduado em Filosofia e Professor na Faculdade Paulista de Comunicação - FPAC (Av. Paulista, 2200).



Sobre o curso:


Ler, analisar e refletir sobre três contos da literatura brasileira que tratam da situação da pessoa idosa é um convite à Filosofia em tempo de pandemias.

No conto “O Enfermeiro”, de Machado de Assis, vamos encontrar duas figuras instigantes: o “enfermeiro” Procópio Valongo e o idoso Coronel Felisberto. Este conto sintetiza a “filosofia pessimista” de Machado de Assis: através do desvelamento da hipocrisia do sistema de valores das instituições da sociedade; através do convite à reflexão sobre o sentido da existência humana; e através do destaque que dá à importância das memórias na vida de uma pessoa.

No conto “O Famigerado”, de Guimarães Rosa, vamos encontrar no personagem Damázio “dos Siqueiras”, a pessoa idosa, que praticou ao longo da vida inúmeros assassinatos e crimes. Entretanto, ele encontra-se extremamente incomodado diante das dificuldades impostas pela linguagem culta. Damázio foi tratado por um funcionário público por “famigerado” e pretende saber o significado da palavra para tomar uma decisão. Alega que não pretende entrar em conflito com o Governo, porque não está mais “com saúde nem idade”. O genial Guimarães Rosa vai provocar uma rica reflexão sobre a “Filosofia da Linguagem”!

No conto “O Grande Passeio”, de Clarice Lispector, encontraremos a personagem “Mocinha”, uma pessoa idosa, negra, trabalhadora doméstica, com sinais de demência, sofrendo todo tipo de exclusão social. É um conto muito duro; retrata o pensamento comum da classe média brasileira. Clarice Lispector provoca um turbilhão de sentimentos e de questionamentos.

O curso seguiu três momentos: a) análise do conto; b) abertura para comentários e questionamentos; c) conclusões sobre a relação entre a análise literária e a reflexão filosófica.

O curso foi ministrado com base em três objetivos: 1) criar um ambiente de reflexão sobre o envelhecimento; 2) criar um grupo de estudo sobre Filosofia, Literatura e Conhecimentos Gerais; 3) criar uma rede de integração entre pessoas que buscam pelo conhecimento e pelos valores mais elevados dos seres humanos (a fraternidade, a partilha, a compaixão e a solidariedade).

Nelson Mandela dizia: “O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma como ela trata as suas crianças”. Também poderíamos dizer que: “O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma como ela trata as pessoas idosas”!


Programação


08/07: 

  1. Apresentação do curso;

  2. Integração dos e das participantes.


15/07: 

  1. Apresentação e análise do conto: “O Enfermeiro”, de Machado de Assis;

  2. Abertura para debate do conto;

  3. Conclusões e encaminhamento do próximo conto.

22/07

  1. Apresentação e análise do conto: “O Famigerado”, de Guimarães Rosa.

  2. Abertura para debate do conto;

  3. Conclusões e encaminhamentos do próximo conto.


29/07

  1. Apresentação e análise do conto: “O Grande Passeio”, de Clarice Lispector.

  2. Abertura para debate do conto;

  3. Conclusões da análise do conto e do curso;

  4. Avaliação da experiência.


Objetivos do curso:


  1. Criar um ambiente de reflexão sobre o tema Envelhecimento;

  2. Criar um grupo de estudo de Filosofia, Literatura e Conhecimentos Gerais;

  3. Criar uma rede de integração entre pessoas que buscam pelo conhecimento e pelos valores mais elevados dos seres humanos (a fraternidade, a partilha, a compaixão e a solidariedade).


Link dos contos:


  1. “O Enfermeiro”

https://esteticaemmovimento.blogspot.com/2020/06/conto-o-enfermeiro-de-machado-de-assis.html


  1. “O Famigerado”

https://esteticaemmovimento.blogspot.com/2020/06/conto-o-famigerado-de-guimaraes-rosa_22.html


  1. “O grande passeio”

https://esteticaemmovimento.blogspot.com/2020/06/conto-o-grande-passeio-de-clarice.html


Bibliografia


AQUINO, Leão de [et al.]. Sociedade Brasileira: uma História através    dos Movimentos Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2000.

ASSIS, Machado. “O Enfermeiro”, in: Várias Histórias. Belo Horizonte: Editora Garnier, 2010 [1896].

BEAUVOIR, Simone. A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018 [1970].

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix: 1982.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LISPECTOR, Clarice. “O Grande Passeio”, in: Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1971.

MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

REDONDO, Tércio. De luz e de sombras: uma análise de “O Enfermeiro”, de Machado de Assis. Revista Magma n. 5, p. 83-87, 1998.

ROSA, Guimarães. “O Famigerado”, in: Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1962.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

WISNIK, José Miguel. O Famigerado. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 177-198, 1. sem. 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário